| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

DIÓGENES
Desde: 15/07/2005      Publicadas: 655      Atualização: 10/01/2016

Capa |  CULTURA  |  HISTÓRIA  |  OPINIÃO  |  TOQUES


 TOQUES

  27/08/2005
  0 comentário(s)


AÇÃO CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS, em Curitiba, no Paraná, vem desde 1984 desenvolvendo projetos de EA em vários estados do Brasil. Em 1999, passa a desenvolver programas voltados as questões sobre as mudanças climáticas, isto é, a valorizar a necessidade do combate ao fenômeno do aquecimento global para a conservação da natureza. Foi a partir de então que nasceram os Projetos de Seqüestro de Carbono.

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS, em Curitiba, no Paraná, vem desde 1984 desenvolvendo projetos de EA em vários estados do Brasil. Em 1999, passa a desenvolver programas voltados as questões sobre as mudanças climáticas, isto é, a valorizar a necessidade do combate ao fenômeno do aquecimento global para a conservação da natureza. Foi a partir de então que nasceram os Projetos de Seqüestro de Carbono.

Seqüestro de Carbono

Os Projetos de Ação Contra o Aquecimento Global ou projetos de "seqüestro de carbono" desenvolvidos pela SPVS objetivam combater o fenômeno do aquecimento global. Atuam na conservação do maior remanescente de duas florestas brasileiras a Floresta Atlântica e a Florestas com Araucárias.
As matas têm um importante papel no combate ao aquecimento global por conta de sua função natural de absorver o dióxido de carbono (CO2) - fotossíntese. O dióxido de carbono, juntamente a outros gases, é responsável pelo efeito estufa - fenômeno natural que tem a função de manter o ambiente terrestre aquecido, mas que, em razão da presença excessiva de gases na atmosfera, vem se intensificando e ocasionando um outro fenômeno: o aquecimento global. Esse aquecimento é prejudicial ao homem e ao meio ambiente.
Os projetos de seqüestro de carbono, desenvolvidos pela SPVS, obejtivam manter áreas naturais bem preservadas e, no caso de áreas degradadas, permitir sua regeneração florestal ou restaurá-las por meio do plantio de árvores nativas. Os programas são desenvolvidos em reservas próprias da ong, localizadas na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, no litoral norte do Estado do Paraná.
As reservas abrangem aproximadamente 19 mil hectares de áreas florestais que, além de contribuírem para a retirada do excesso de dióxido de carbono da atmosfera, também trazem outros benefícios para o meio ambiente e para as comunidades locais, tais como o aumento de áreas de refúgio para inúmeras espécies de plantas e animais e a manutenção da diversidade biológica e qualidade de ecossistemas da região.
Também, o abastecimento de água para população urbana de Antonina (18 mil pessoas) e comunidades de Ilha Rasa (600 pessoas), que captam água em reservas da SPVS; geração de empregos; e a busca de alternativas de geração de renda para comunidades locais.
Área de Atuação

Floresta Atlântica

A Floresta Atlântica é uma formação vegetal única no mundo, em termos de diversidade biológica, paisagens cênicas e beleza. No passado, esta se estendia por 15% do território brasileiro, abrangendo 1,3 milhão de Km². Passava por 17 estados, situados ao longo da costa atlântica, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, além de parte de Mato Grosso do Sul e Goiás.
Considerada uma das 25 áreas do mundo de maior prioridade para a conservação ambiental, pela sua grandeza e magnitude, a Floresta Atlântica constitui um dos mais complexos ecossistemas do planeta. Muitas das espécies de sua flora e fauna não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Biodiversidade - ou diversidade biológica - é a variedade de genes, espécies e ambientes que são encontrados em uma determinada região, dessa forma, a Floresta Atlântica possui um dos mais altos índices de biodiversidade entre todas as florestas do mundo. Calcula-se que existam mais de 10 mil espécies de vegetais, cerca de 620 de pássaros, 261 de mamíferos e 260 de anfíbios. A quantidade de fungos e insetos é, ainda hoje, incalculável.
A SPVS, no bioma da Floresta Atlântica ou Floresta Ombrófila Densa, atua na região da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba - APA, no litoral norte do Estado do Paraná. Essa região, que possui porções florestais em bom estado de conservação, faz parte do maior bloco remanescente da Floresta Atlântica brasileira.
Nessa Floresta a ong atua, também, com projetos de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa; de Reservas Naturais da Floresta Atlântica; Conservação e Desenvolvimento; e Conservação no Entorno do Parque Nacional de Superagui. Há ainda um Centro de Educação Ambiental.

Florestas com Araucária

As Florestas com Araucária (Araucaria Angustifolia) formam um bioma que só existe no Sul do Brasil. As florestas, em sua maior parte localizada no Paraná, são reconhecidas pela imponente beleza e pela importância da diversidade biológica. Entretanto, dos mais de 8 milhões de hectares de áreas de matas que existiam originalmente restam menos de 60 mil hectares (0,8%) em bom estado de conservação.
O pinheiro "Araucária" além de dar nome à floresta é um dos símbolos do Paraná. Também é a espécie que mais se destaca na formação vegetal do bioma. No entanto, a importância dessa árvore na natureza é notada quando se olha para o que está abaixo de suas copas. Juntamente a animais como a gralha-azul, o tucano-de-bico-verde e a cutia, a araucária convive com outras árvores igualmente importantes para os ecossistemas naturais e de interesse comercial como a imbuia, a canela, o guamirim, o cambará, a pitangueira e a erva-mate.
Segundo estudo realizado em 2001, pela Fundação de Pesquisas Florestais, ligada à Universidade Federal do Paraná - FUPEF, a extração sem planejamento esvaziou os ambientes florestais e, em seu lugar, surgiram os grandes campos de agricultura, pecuária e florestas empobrecidas. Como resultado, o Paraná tem hoje apenas 0,8% de sua área original de Florestas com Araucária bem conservadas.
Este mesmo estudo aponta que a maior parte dos remanescentes está nas regiões de Guarapuava, União da Vitória e Palmas, no Centro Sul do Paraná, onde são contínuos e formam corredores florestais. Dentre as ações da ong, nessa floresta, está a Campanha de Adoção de Florestas com Araucária.

SPVS

Fundada em 1984, em Curitiba, no Paraná, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS já desenvolveu mais de uma centena de projetos em vários estados do Brasil. Entre as iniciativas desenvolvidas estão ações de EA, tais como trabalho para tirar o papagaio-de-cara-roxa da lista de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção das reservas naturais.
A SPVS junta esforços para a recuperação e proteção de áreas nativas e faz campanha para evitar a contaminação do meio ambiente com metais pesados, presentes em baterias de telefones celulares. A missão da instituição é trabalhar pela conservação da natureza, por meio da proteção de áreas nativas, de ações de EA e do desenvolvimento de modelos para o uso racional dos recursos naturais.

Saiba mais:
Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
Diretoria Executiva - Clóvis Borges
Rua Gutemberg, 296 - Batel - Curitiba/PR
CEP: 80420-030
Tel/fax: +55 (41) 3242-0280


  Web site: www.spvs.org.br


  Mais notícias da seção Ecologia no caderno TOQUES
27/06/2010 - Ecologia - A OFENSIVA DO AGRONEGÓCIO CONTRA O POVO BRASILEIRO
"Nas últimas semanas, o agronegócio tenta avançar com seu projeto para a agricultura brasileira em duas frentes: mudanças no Código Florestal Brasileiro e na liberação do arroz transgênico. Enquanto a flexibilização da lei ambiental viabiliza o desmatamento para a expansão do agronegócio, os transgênicos passam o controle das sementes dos agriculto...
31/05/2010 - Ecologia - PLATAFORMA POLÍTICA PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA
"O que está em jogo é a organização da agricultura brasileira. Não se trata apenas de uma disputa da agricultura familiar e dos sem terras contra o latifúndio e o agronegócio. Esperamos que a sociedade compreenda as diferenças desses dois modelos agrícolas. Defendemos o desenvolvimento para a população que vive no meio rural, com preservação ambien...
29/05/2010 - Ecologia - MOÇÃO CONTRA AS AMEAÇAS DE MUDANÇA DO CÓDIGO FLORESTAL
A Bancada Ruralista, com o apoio de Michel Temer e da base aliada do governo, está tentando destruir a legislação ambiental, reduzindo dramaticamente o tamanho das reservas ambientais. Isso lhes daria o direito de cortar 30% mais árvores na Amazônia e daria anistia a crimes ambientais. ...
24/03/2010 - Ecologia - E-LIXO CRESCE NO BRASIL - Greenpeace
"Cada brasileiro produz, em média, 0,5 quilo de lixo eletrônico por ano. Encabeçamos, com isso, uma lista de onze países emergentes " entre Índia, China, Colômbia e México, como maiores produtores per capita do chamado e-lixo."...
02/03/2010 - Ecologia - BELO MONTE: A VOLTA TRIUNFANTE DA DITADURA MILITAR? - por Leonardo Boff
"Ainda há tempo de frear a construção desta monstruosidade, porque há alternativas melhores. Não queremos que se realizem as palavras do bispo Dom Erwin Kräutler, defensor dos indígenas e contra Belo Monte: "Lula entrará na história como o grande depredador da Amazônia e o coveiro dos povos indígenas e ribeirinhos do Xingu"."...
14/05/2009 - Ecologia - SABÃO AZUL, ESPUMA BRANCA - texto de LAERTE BRAGA
Você assiste William Bonner que o classifica de Homer Simpson, um idiota, mas nos intervalos se beneficia da descoberta que a despeito da república Daniel Dantas, incensada e defendida na "verdade de Dona Miriam Leitão", que Omo lava mais branco e garante um saudável frescor em sua roupa.Charge de Angeli....
15/10/2005 - Ecologia -
Mensagem de Azids A´Saber ao Seminário do CONDSEF sobre o PL 4776/05: Não à internacionalização da Amazônia! ...
12/10/2005 - Ecologia - Transposição do Rio São Francisco - CARTA DE DOM CAPPIO
Voltarei ao jejum, com mais determinação ainda, se o acordo firmado com o governo não for cumprido....
09/10/2005 - Ecologia - GREENPEACE DENUNCIA: ÓLEOS SOYA E LIZA SÃO FEITOS COM SOJA TRANSGÊNICA
As evidências entregues ao governo comprovam que a soja transgênica está sendo usada pela Bunge e pela Cargill na fabricação de diversos produtos, como os óleos Soya, Liza, Primor e Olívia, e que não há qualquer rotulagem dos produtos oferecidos ao consumidor. ...
04/10/2005 - Ecologia - Sementes Agroecológicas
Nesta entrevista com Ciro Eduardo Corrêa, agrônomo e membro do MST desde 1989, entenda como são os mecanismos de dominação enfrentados por pequenos agricultores em relação às sementes e as alternativas ambientalmente sadias e socialmente justas a tais mecanismos. Ciro atua na Frente Nacional de Meio Ambiente, organizada para cuidar da questão ambie...
01/10/2005 - Ecologia - MANIFESTO DA ONG IBIOSFERA CONTRA PROJETO DE LEI
Projeto de lei pede a diminuição da Estação Ecológica da Juréia em prol da comunidade local Quem são os verdadeiros beneficiários dessa lei? ...
24/09/2005 - Ecologia - Código Florestal
Não são apenas as florestas que necessitam de urgente proteção: a existênciado próprio Código Florestal Brasileiro está ameaçada...
17/09/2005 - Ecologia - Projeto valoriza produtos de manejo sustentável da Floresta Amazônica
Diferente do reflorestamento, o manejo sustentável reduz o impacto ambiental, conservando a capacidade de regeneração natural da floresta...
13/09/2005 - Ecologia - Grande oca Xavante vai discutir questões indígenas
A forte presença dos índios na III SMA não fica apenas na abertura. Em plena Praça do Relógio, no campus Butantã da USP, foi erguida uma grande oca Xavante, para abrigar um espaço de debates denominado "Ecos da Oca". Foram programadas 12 atividades que acontecerão nos períodos matutino e vespertino. No espaço cabem 80 pessoas....
11/09/2005 - Ecologia - Juréia
Segundo o último levantamento, em 1990, seriam 365, todas elas em precárias condições de vida. Mas suspeita-se de que fazendeiros situados em seu entorno têm invadido a área para ampliar o cultivo da monocultura da banana. Tanto que, em meio ao cinza-marrom-preto da clareira, já é possível visualizar pés de banana em crescimento. ...
10/09/2005 - Ecologia - O CULPADO
O furacão que arrasou a Louisiana ganhou o apelido de Katrina mas seu nome real é aquecimento global....
08/09/2005 - Ecologia - IEF-RJ PRESSIONA CAIÇARAS NA CAJAIBA
A POPULAÇÂO TRADICIONAL CAIÇARA, UM DOS ÚLTIMOS REDUTOS DE UMA CULTURA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, RICA EM TECNOLOGIA NATIVA E SABERES MILENARES, PEDE SOCORRO. ...
02/09/2005 - Ecologia - Glacial sem gelo - Do estado sólido ao líquido.
Caso continue a tendência atual de elevação das temperaturas médias, o Oceano Ártico poderá perder a totalidade do seu gelo durante o verão, em situação inédita no último milhão de anos. ...
29/08/2005 - Ecologia - MATER NATURA LANÇA ECOLISTA ONLINE
Como evoluiu o movimento ambientalista brasileiro nos últimos dez anos? Essa pergunta começa a ser respondida com o lançamento da ECOLISTA online, o Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas...
22/08/2005 - Ecologia - Monsanto divulgará relatório
Um tribunal alemão determinou em Colônia que a gigante da biotecnologia, Monsanto, publique um de seus relatórios confidenciais sobre o impacto do milho transgênico em ratos. ...
22/08/2005 - Ecologia - Chega de veneno em nossa comida!
Mais uma vez, agindo às escondidas, o senhor Roberto Rodrigues, encastelado no seu Ministério da Agricultura, dá provas de que não leva em conta a preservação do meio-ambiente e da saúde da população brasileira quando o que está em jogo é o interesse de sua classe. ...
13/08/2005 - Ecologia - Operação Mata-Indios
Os que cobiçam as terras indígenas, com tudo o que nela existe e que pode ser transformado em dinheiro, estão numa cruzada pela redução dos direitos dos índios e de suas comunidades, para se apossarem mais facilmente das terras indígenas e de todas as riquezas nelas existentes. ...
13/08/2005 - Ecologia - Os Ratos da Monsanto
Olhos fechados para o avanço dos transgênicos: mesmo causando mudanças em roedores, espécie de milho é aprovada no México para consumo humano....



Capa |  CULTURA  |  HISTÓRIA  |  OPINIÃO  |  TOQUES
Busca em

  
655 Notícias