| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

DIÓGENES
Desde: 15/07/2005      Publicadas: 655      Atualização: 10/01/2016

Capa |  CULTURA  |  HISTÓRIA  |  OPINIÃO  |  TOQUES


 TOQUES
  13/01/2014
  0 comentário(s)


SEU CHICO E O BAGUAL ALIENADO
- Mistificaram e mudaram o sentido. Um homem certamente é macho, com as exceções que comprovam a regra. Foi pior que isso. "Bagual" passou a ser entendido como pessoa ríspida, sem educação, bruto, estúpido, grosso e por aí vai... E passaram para o homem rude do campo, principalmente para o peão de estância sem qualquer educação, que ser grosso e mal-educado é bonito e sinônimo de macheza. E veja o senhor que essa inversão de valores através da mudança do significado das palavras é parte da manipulação cultural própria das elites e das oligarquias, que desejam o povo submisso, quieto e de cabeça baixa. Um povo manietado até no pensamento. E para isso usam de todos os truques, como fazer o povo acreditar que ser grosso e estúpido é bonito e até, como nos últimos tempos, e em grande parte devido à indústria musical que vem incentivando esse tipo de coisa, querem dar a entender que a grossura e a ignorância são "virtudes" do gaúcho.
SEU CHICO E O BAGUAL ALIENADO - O senhor se considera um bagual, seu Chico?

- Pois esta é uma palavra que andei pesquisando a origem, visto a sua grande difusão pela mídia globalizante, que adora quando um... digamos assim... cantor ou compositor aqui dos pagos solta a sua bagualice - ou o seu bagualismo, como preferir " e escreve letras ao mais das vezes tornando o gaúcho ridículo, grosseiro, estúpido. E o senhor sabe que há uma grande oposição lá no Brasil pelo que andam chamando de "gauchismo" " e até existe um Manifesto Contra o Tradicionalismo, apoiado por muitos porto-alegrenses muito alegres e que, de início, afirma que o Rio Grande é um estado da federação brasileira, o que já dá um indício do tipo de manifesto e do tipo de gaúcho que o assina...

- Não é só em Porto Alegre. Tem gente de Santa Maria, Pelotas...

- Não devemos confundir as coisas: gente de Santa Maria, Pelotas e outras cidades, mas que não refletem o pensamento da maioria. Apesar disso, muitos deles exercem profissões ligadas ao governo, que é potencialmente desestruturador em relação às nossas tradições. Intelectuais fisiológicos. Mas eu me referi a Porto Alegre devido à sua história extremamente reacionária. Veja que o poder está concentrado lá e os governadores são prepostos do governo brasileiro. Desde a época da revolução farroupilha, em 1835, a coisa não mudou. E foi por isto que os nossos bisavôs fizeram a revolução, que depois foi traída, como o senhor sabe.

- Se bem que o Canabarro não era de Porto Alegre, seu Chico. Nasceu em Santana do Livramento.

- A cidade não tem culpa disso. Ele era muito ligado ao poder. O único a assinar o armistício. Tecnicamente ainda estamos em guerra com o Brasil. Ou o Brasil está em guerra conosco, desde aquele tempo. Agora a guerra é mais cultural, e não faltam os "canabarros"...

- Não foi só na revolução farroupilha, seu Chico. Também na revolução de 1893, contra Júlio de Castilhos.

- Outra que foi traída! E não quero aqui acusar o Joca Tavares, que lutou o tempo todo e foi obrigado a assinar aquela paz ingrata, mas desconfio muito daqueles que depois viraram estátua e que tramavam nos bastidores para deixar tudo como dantes no quartel de Abrantes em troca de um cargo político. Não por acaso, a maioria das tropas de Aparício Saraiva se internaram, junto com o seu chefe, no Uruguai, não aceitando aquele tipo de paz submissa. E hoje Aparício Saraiva é um dos grandes nomes revolucionários dos castelhanos.

- Em 1923 se conseguiu alguma coisa...

- Veja o senhor que foi necessária uma segunda revolução federalista para se conseguir alguma coisa e não mais que alguma coisa. Mas nada para o povo que continuou sendo sangrado pelos chimangos. O senhor sabe a origem da palavra chimango?

- Em 1923, os chimangos eram governistas e usavam lenços brancos no pescoço, enquanto os maragatos revolucionários usavam lenços vermelhos.

- Se o senhor me permite, essa é a versão para vestibular. Não é tão simples assim. A origem da palavra vem de uma ave de rapina " o Chimango ", ave oportunista que se alimenta de carniça, assim como os governistas costumam fazer com o povo: usam até deixar sem sangue e depois ainda comem o cadáver. E o que restou de bom daquela revolução foi o livro "Antônio Chimango", assinado por Amaro Juvenal e que teria sido escrito por Ramiro Barcellos um correligionário do chimango-chefe Borges de Medeiros, sucessor de Júlio de Castilhos na ditadura sul-riograndense.

- E depois veio o Getúlio, que era de uma família chimango, mas arrumou o Rio Grande a criou a maioria das leis trabalhistas do Brasil.

- E casou com dona Darcy Sarmanho, de família maragata, ocasionando a conciliação política em São Borja, que deveria ser a verdadeira capital gaúcha. Lá nasceram dois grandes presidentes: Getúlio Vargas e João Goulart.

- Concordo com o senhor, seu Chico. Quando estive em São Borja, em 2009, para jogar um torneio de xadrez no Clube Comercial, fui recebido com muito cavalheirismo. É uma cidade ímpar. Inclusive, visitei o túmulo do Getúlio, sempre com muitas flores.

- O senhor sabia que São Borja foi a primeira cidade dos Sete Povos das Missões? Não é pouca coisa, eu lhe garanto... Mas agora eu estava lembrando... O senhor me perguntou se eu me considero um bagual...

- Foi uma pergunta provocativa, seu Chico. É que eu vi o senhor baixar o volume do rádio quando aquela música começou a tocar.

- O senhor sabe que eu gosto muito da música gaúcha, da boa música gaúcha: uma milonga bem tocada, uma vaneira, um chamamé... No entanto, me dou ao direito de não gostar de certos ritmos, como o bugio e suas variações, como aquele terrível nhéc-nhéc ou aquele outro ritmo choroso de espantar visitas. Por isto baixei o volume do rádio.

- Porém, não era um bugio, seu Chico.

- Não era, e assim fosse!, que eu até ouvia com todo o respeito. O senhor percebeu que aquilo parece uma lambada? Agora deram para importar ritmos grosseiros do Brasil para misturar com a nossa música, e tudo devido a essa onda da Tchê Música " uma tristeza! Até nos CTGs esses grupos estão tocando e, a continuar assim, não será preciso mais nenhum manifesto para acabar com a tradição gaúcha.

- Então, o senhor não se considera um bagual?

- Como lhe disse antes, andei pesquisando a origem da palavra e descobri que é tupi-guarani e significa "de o que é mortal". Havia um cacique lá na Argentina com o nome de Bagual, que sempre conseguiu fugir da escravidão e acabou assassinado. Isso foi em 1582, quando a Argentina fazia parte do império espanhol. Era um homem indômito e não demorou muito para que os cavalos não domados, ariscos, fossem chamados de baguais, ou "baguales". Por extensão, o gaúcho, que se destaca pela liberdade e autoconfiança passou a usar a expressão para dizer que é independente e bravo. Depois é que o sentido da palavra foi adulterado.

- Já sei. Mistificaram a palavra, que passou a ter o falso significado de "homem macho". Não é assim?

- Mistificaram e mudaram o sentido. Um homem certamente é macho, com as exceções que comprovam a regra. Foi pior que isso. "Bagual" passou a ser entendido como pessoa ríspida, sem educação, bruto, estúpido, grosso e por aí vai... E passaram para o homem rude do campo, principalmente para o peão de estância sem qualquer educação, que ser grosso e mal-educado é bonito e sinônimo de macheza. E veja o senhor que essa inversão de valores através da mudança do significado das palavras é parte da manipulação cultural própria das elites e das oligarquias, que desejam o povo submisso, quieto e de cabeça baixa. Um povo manietado até no pensamento. E para isso usam de todos os truques, como fazer o povo acreditar que ser grosso e estúpido é bonito e até, como nos últimos tempos, e em grande parte devido à indústria musical que vem incentivando esse tipo de coisa, querem dar a entender que a grossura e a ignorância são "virtudes" do gaúcho.

- Assim como criaram a figura do "malandro" em outros estados, que faz samba em caixinha de fósforos e se acha muito esperto, sempre desejando passar a perna nos outros, e depois os corruptos se queixam dos juízes quando vão presos, como a dizer: "foi só uma malandragem a mais".

- E outras figuras, como o bom negro, a quem fizeram acreditar que a escravidão foi necessária para ajudar no progresso do país, ou a mulata que é "exportada" como objeto de consumo. Agora o senhor está pegando a coisa! E aqui no sul inventaram o "índio grosso barbaridade", o que é tido como um elogio pelos néscios. E tudo isso para quê? Me diga o senhor.

- Para tentar perpetuar a ignorância, a desinformação e promover a alienação e a massificação cultural, seu Chico. Um povo alienado é um povo domado.

- E porque "povo que não tem virtude acaba por ser escravo", como diz a letra do nosso hino. E a pior escravidão é a escravidão mental, o senhor há de convir. Estão promovendo o termo "bagual" em sua versão deturpada como, em anos atrás, tentaram promover a expressão "morocha", aviltando a mulher. E olhe que aquela foi uma música que ganhou prêmio em festival... Como eu disse antes: temos muitos "canabarros" infiltrados na cultura gaúcha, manchando e infamando a reputação do gaúcho, para felicidade daqueles que abominam os gaúchos.

- Mas seu Chico, na música "Veterano", interpretada pelo Leopoldo Rassier, tem um verso que diz assim: "Sou bagual que não se entrega assim no mais".

- Com a diferença que aquela música, composta por Antonio Augusto Ferreira e Ewerton Ferreira, se não estou enganado, é muito linda e mereceu vencer a 10ª Califórnia da Canção Nativa. Além disso, o termo "bagual" é empregado no seu verdadeiro sentido - independência e força - e não pejorativamente, como está se usando agora, com a música como veículo de desinformação que diminui a nação rio-grandense, amesquinha o nosso povo e influencia os mais humildes a acreditar na falsa interpretação de "bagual": grosseiro, deseducado. Implicitamente, dá a entender que estupidez e burrice têm a ver com valentia e hombridade.

- E a todas essas, seu Chico, o povo passa a acreditar que ser guapo é o mesmo que ser bagual e que bagual é até uma distinção.

- É claro que as lides do campo tornam os homens rudes e ásperos " isso não se pode negar -, mas daí a aliar a natural rudeza com a necessidade de falta de educação vai uma diferença muito grande.

- Talvez seja necessária uma nova revolução, seu Chico.

- Tenho pensado nisso...


  Mais notícias da seção Cultura no caderno TOQUES
10/12/2011 - Cultura - TEMPOS DIFÍCEIS - conto de JOSÉ SOLÁ
(...) "O amigo Gaspar, na primeira impressão, (e nestas coisas do social é quase sempre o que conta), não cativava muito os outros, não porque fosse pessoa antipática, daquele lote de pessoas irritantes que logo ficamos ansiosos para os ver pelas costas, não, mas porque mais parecia do género do tipo mosca morta, com má dicção, temas de conversa po...
10/12/2011 - Cultura - OLHA O RAPA! - OTÁVIO MARTINS
Parecia locomover-se mais do que correndo, voava com a sua grande bolsa. Provavelmente, dentro dela toda a mercadoria que sobrara do seu dia de vendas, ali pelo Calçadão. Logo a seguir, deu pra ver a baita caminhoneta da Polícia Militar. Não sabia que a Policia Militar se encarregasse de perseguir vendedores ou pequenos comerciantes. ...
11/08/2011 - Cultura - 12 HUMANOS E NENHUM SEGREDO - Homero Mattos Jr.
"A idéia de que possa haver um crescimento patológico, prejudicial, destrutivo e acelerador é, para o economista moderno, uma idéia pervertida que não deve jamais vir à tona. Ao contrário de todos os sistemas naturais "que se equilibram, se ajustam e se purificam por si mesmos" nosso pensamento econômico e tecnológico não admite nenhum princípio de...
28/04/2011 - Cultura - MATARAM-ME ALBINO SILVA - Raul Longo
"Fui morto. Mais uma vez, na noite de 22 de abril de 2011. A amiga contou que minha morte foi noticiada aqui no Brasil e na imprensa internacional. Triste por minha morte, lembrei os primeiros momentos em que me conheci Albino Silva. Para evitar a contaminação do lençol freático através da fossa de minha casa beira-mar, resolvi experimentar um proc...
26/03/2011 - Cultura - MENDES, FUX E A LEI - Fausto Brignol
"Se, um dia, o Brasil for um país livre de corruptos e governado pelo seu próprio povo, nas salas de aula as crianças aprenderão que nem sempre foi assim, que houve um tempo em que os corruptos eram favorecidos pela lei, que havia um STF que defendia com habeas-corpus e outros instrumentos legais a liberdade daqueles que roubavam muito. Os professo...
26/03/2011 - Cultura - O TOP-10 DA HISTERIA HOLOCÁUSTICA - Antonio Caleari
"Sabendo-se que o mainstream propagandístico compreende uma versão unilateral e totalmente viciada, o primeiro tabu a ser superado é o que diz respeito à liberdade científica quando abordado o objeto histórico 2ª Guerra Mundial e contigüidades. O Holocausto seria uma decorrência natural, de forma que o cenário fica estabelecido basicamente em duas ...
05/01/2011 - Cultura - DILMA DARÁ INCENTIVO A EMPRESÁRIOS DA EDUCAÇÃO
O Prounisurgiu para salvar os empresários da educação. Devido o aumento astronômico no valor das mensalidades, muitos estudantes estavam abandonando os cursos, com o aumento de vagas ociosas, estimadas em 40%, o Prouni garantiu isenção de impostos ao setor privado.O investimento do governo e os seus incentivos ao setor privado da educação permitiu ...
05/10/2010 - Cultura - DESCOBERTA DE GEOGLIFOS NA AMAZÔNIA
"Ao menos uma centena dessas fendas geométricas existentes em solo acreano já foi identificada nas regiões do Rio Branco e Xapuri, perto da fronteira do Brasil com o Peru e a Bolívia. O primeiro sítio foi identificado em 1977. Há 15 anos, algumas escavações também descobriram vestígios de objetos cerâmicos no local, como urnas funerárias. "A flores...
19/09/2010 - Cultura - QUANDO A ASCENSÃO SOCIAL CAUSA MEDO E PERPLEXIDADE - Luiz Carlos Azenha
"Na Folha, um colunista identificou no Tiririca o símbolo de tudo o que há de errado com a política brasileira. Ele se esqueceu que a despolitização é herança da cidadania negada e está explícita não só nos candidatos bizarros, mas também em partidos que não resistem a prévias internas para a escolha do candidato a presidente. O dedaço, como se sab...
13/09/2010 - Cultura - MARX VOLTOU E AMEAÇA FICAR
É notável que, a 127 anos da morte de Marx, ainda existam trabalhos inéditos do autor, observou Krätke. Um deles sobre a crise financeira de 1857-1858 será publicado em breve. Segundo o pesquisador alemão, que possui uma contundente trajetória como economista e historiador, à qual se agrega seus conhecimentos da obra de Marx, o trabalho sobre a cri...
26/08/2010 - Cultura - O PROJETO HAARP - Mateus Bohner
"A grande contribuição científica que fez com que o HAARP entrasse em operação em 1998, foi de Bernard Eastlund, que projetou um conjunto de antenas as quais ocupam uma área de cinco hectares e têm a propriedade de focar radiação de alta frequência injetando-a em um único ponto da Ionosfera (ou da Magnetosfera) aquecendo-as e gerando correntes elét...
24/08/2010 - Cultura - INCÊNDIOS NA RÚSSIA: OBRA DOS ESTADOS UNIDOS? - David Posada Menéndez
"O Programa HAARP, sigla em inglês com que é designado o Programa de Investigação da Aurora Ativa de Alta Freqüência (High Frecuency Active Auroral Research Program), seria um simples projeto de investigação atmosférica, segundo o Ministério da Defesa dos Estados Unidos. Porém, para os cientistas russos que lançaram a acusação, trata-se de um super...
17/08/2010 - Cultura - A ESQUIZOFRÊNICA POLÍTICA BRASILEIRA - Mario Américo de Moura Filho
"A mudança ideológica da doutrina esquerdizante petista e de seus "compadres históricos" (PCdoB e PSB), e a própria adesão do PDT, no segundo momento político do Governo Petista(2006), e a contestação da direita tradicional (PSDB e DEM), restringe-se a discutir as práticas corruptas e anti-republicanas da "turminha" governista, com o deslumbramento...
17/07/2010 - Cultura - QUIXOTE OU SANCHO? - María Luisa Etchart
"O homem pode escolher entre ser uma pessoa razoável e materialista ou escutar a pequena voz interna de que está provido, que às vezes lhe sussurra, outras lhe grita, que ele é apenas uma pequeníssima parte de um todo e que é apenas um habitante da terra e não o seu dono e que o preço para olhar para o outro lado ante a injustiça ou a arbitrariedad...
06/07/2010 - Cultura - COBAIAS - Claudia Rafael
"Em 2001, um laboratório da Pensilvânia pediu autorização ao governo dos Estados Unidos para utilizar bebês latino-americanos em testes de uma nova droga. O estudo dividiria as crianças - bolivianos, equatorianos, mexicanos e peruanos - os que tomariam a medicação experimental do laboratório; os que receberiam uma droga já provada e conhecida e os ...
05/07/2010 - Cultura - NOSOTROS, AMERICANOS - Urda Alice Klueger
"E, mais que nunca, lá longe, lá distante, amei esta nossa América tão cheia de vida! Nunca poderei esquecer daqueles hermanos argentinos que, lá longe, lá do outro lado do mar, me devolveram a minha América da qual eu nem sabia que estava sentindo tanta falta!"...
17/06/2010 - Cultura - CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO - ACAMPAMENTO INDÍGENA REVOLUCIONÁRIO
"Em nome de um crescimento econômico pleiteado por toda a Nação, temos nossos territórios impactados por estradas, ferrovias, hidrelétricas e outros empreendimentos, todos aprovados pela FUNAI com um simples "sem óbices ao empreendimento x ou y", sem que nesse processo se garanta o pleno cumprimento da legislação ambiental e indigenista que ainda e...
13/06/2010 - Cultura - AS CHUTEIRAS NA PÁTRIA
"Eles são heróis e sabem disso, acima das mazelas da pátria-mãe que tão grande PIB ostenta para os miseráveis que dormem nas ruas, os pedintes crianças que fazem malabarismos para ganhar as suas diárias moedas de escárnio, os catadores de papel e plástico que vivem do lixo dos menos pobres, os sem terra que só querem plantar, os sem teto que só que...
09/06/2010 - Cultura - A LETRA DA LEI
"Curioso sistema, o nosso. Sempre pensei que os juizes existissem para interpretar a lei e não apenas para cumpri-la. E não somente a lei, mas as diversas situações, as mais diferentes, como no caso relatado, que surgem nas relações humanas. Porque, se não for assim, para que juiz? Bastaria um computador, onde estariam arquivadas, em um gigantesco ...
03/06/2010 - Cultura - VENEZUELA: VII FESTIVAL MUNDIAL DE POESIA - Daniela Saidman
"Marcando os duzentos anos da gesta emancipadora, o lema do VII Festival, "Fundada está mi casa", é um verso de William Osuna, rendendo homenagem ao poeta de Caracas que define com este verso o momento histórico, social e político que está sendo celebrado no país e em toda a América Latina."...
27/05/2010 - Cultura - APRENDIZADO (pequena crônica em versos) - Urda Alice Klueger
"Eu estudo numa universidadeCercada de grama e de capins verdesCom florinhas amarelas.Não é como os pradinhos verdesCom florinhas amarelasDe onde tive que fugirDepois da Tragédia das Águas."...
24/05/2010 - Cultura - O JORNALISTA MULTIFUNCIONAL - Elaine Tavares
"Pesquisas do IBGE dão conta de que o Brasil está vivendo um drástico problema. Os estudantes, e as pessoas em geral, estão perdendo a capacidade de interpretar um texto. Ou seja, as pessoas lêem a informação, mas não conseguem desdobrá-la, compreendê-la na totalidade. Isso não é conversinha de "esquerdista" ou de jornalistas "dinossauro". São os f...
04/05/2010 - Cultura - AS RIQUEZAS DO IRÃ EM GÁS NATURAL NA MIRA DOS ESTADOS UNIDOS - por Finian Cunningham
"Dentro do Médio Oriente, o Irã é sem dúvida o principal possuidor de reservas de gás. O seu campo de South Pars é o maior do mundo. Todas as agências de energia reconhecem que as primeiras fontes do gás natural do futuro estão no Médio Oriente e na Eurásia, incluindo a Rússia. A EIA com sede nos EUA coloca as reservas de gás natural nestas regiões...
26/04/2010 - Cultura - CONFERÊNCIA DOS POVOS PROPÕE MOVIMENTO EM DEFESA DA MÃE TERRA - Karol Assunção
"Rechaçamos de maneira absoluta o ilegítimo "Entendimento de Copenhague" que permite a estes países desenvolvidos ofertar reduções insuficientes de gases de efeito estufa baseadas em compromissos voluntários e individuais que violam a integridade ambiental da Mãe Terra, conduzindo-nos a um aumento ao redor de 4°C"."...
21/04/2010 - Cultura - MENSAGEM DE EDUARDO GALEANO PARA A CÚPULA SOBRE OS DIREITOS DA MÃE TERRA
"Quero lhes dizer que tomara que se possa fazer todo o possível, e o impossível também, para que a Cúpula da Mãe Terra seja a primeira etapa rumo a uma expressão coletiva dos povos que não dirigem a política mundial, mas a padecem."...
16/04/2010 - Cultura - BRASIL - ACORDO MILITAR COM O IMPERIALISMO
"Composto de oito pontos sobre a colaboração militar entre os dois países, a introdução do tratado diz que este visaria "a resolução pacífica de conflitos internacionais e o fortalecimento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos". A própria introdução já mostra que os EUA investem no Brasil como país para controlar a outros países vizinhos ...
13/04/2010 - Cultura - PERU - RECOMEÇA A LUTA DO POVO AMAZÔNICO - PST/Peru
"Tal como o tinham anunciado, os povos amazônicos realizaram no dia 22 de fevereiro uma multitudinária e combativa mobilização como mostra de rejeição à falsificada versão governista sobre os acontecimentos de 5 de junho de 2009 conhecidos como o baguazo. ...
06/04/2010 - Cultura - ZÉ MARIA QUER FIM DA OCUPAÇÃO NO HAITI
"Quando lutamos pela retirada das tropas brasileiras, além de manifestarmos nossa solidariedade, lutamos para que o Brasil pare de agir como jagunço do império do Norte. É o rumo do nosso país que também está em jogo."...
24/03/2010 - Cultura - POIS EU FUI À PROCISSÃO - texto de Elaine Tavares
"Ah, o poder e sua sede de dominação. Vale-se da fé, da desesperança, da dor humana e aparece, assim, em pompa, como se compartilhasse da mensagem histórica daquele que, caído, seguia-lhes. "...
23/02/2010 - Cultura - A OPÇÃO NUCLEAR DE OBAMA - por Amy Goodman
"Estamos anunciando a garantia de crédito de 8 bilhões de dólares para começar a construir a primeira planta nuclear no país em quase três décadas." Obama está cumprindo uma promessa de campanha, assim como cumpriu suas promessas de enviar mais soldados ao Afeganistão e de atacar o Paquistão de maneira unilateral.Amy Goodaman é a apresentadora de ...



Capa |  CULTURA  |  HISTÓRIA  |  OPINIÃO  |  TOQUES
Busca em

  
655 Notícias